Implantes dentários
Implantologia
A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Uma solução fixa e permanente que substitui de forma segura os dentes perdidos e devolve a capacidade de mastigação dos alimentos.
Os implantes dentários, substitutos das raízes dos dentes, são fabricados numa liga de titânio que é biocompatível com o organismo humano. Estes fornecem uma base para a reposição de coroas unitárias, pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais, permitindo voltar a sentir o conforto proporcionado pelos dentes naturais podendo em muitos casos fazer o paciente recuperar a qualidade de vida
Implantologia passo a passo
Planeamento
Numa primeira consulta avalia-se a quantidade e qualidade da estrutura óssea existente, através de exames radiológicos, e a sua saúde gengival. Irá fazer outros exames que ajudarão a perceber qual a melhor solução para o seu caso clínico, além de tirar moldes para obtenção de modelos de estudo.
Cirurgia
No processo da cirurgia, os implantes são colocados em locais onde exista osso suficiente e saudável. Sem estas condições para a fixação do implante, poderá recorrer-se a um enxerto ósseo para que o implante dentário possa ter a sustentação óssea necessária.
Reabilitação
A colocação de coroas provisórias fixas aos implantes no próprio dia da cirurgia é possível caso o paciente tenha condições para o fazer. A reabilitação definitiva é feita após a total cicatrização que demora, normalmente, cerca de 3 a 6 meses. É nesta fase que são colocadas as coroas ou pontes (dentes definitivos).
As vantagens da Implantologia e dos Implantes são variadas desde :
- A resistência
As coroas dentárias têm uma grande resistência às forças como as da mastigação. São altamente resistentes e eficazes, além de serem feitas de materiais não corrosivos.
- A durabilidade
Os implantes dentários são fabricados em titânio e zircónia estando, por isso, aptos para resistirem ao fenómeno do tempo, não estando sujeitos à oxidação.
- A aparência
As coroas produzidas em laboratório seguem a anatomia dos seus dentes, de forma a conseguir-se um produto semelhante em termos de cor e forma, ou de acordo com a preferência estética do paciente.
- O conforto
Após a colocação das coroas (dentes definitivos), poderá desfrutar de todo o conforto inerente, uma vez que os implantes/coroas se comportam como dentes "normais".
Os implantes dentários não têm um prazo de validade. No entanto, o seu sucesso a longo prazo está diretamente relacionado com os cuidados de higiene oral. É fundamental que sejam feitas visitas para controlo e manutenção dos mesmos.
Avalie com o seu médico dentista qual a melhor solução para o seu caso clínico e informe-se sobre todas as fases do processo de colocação de implantes para que possa fazer uma escolha consciente.